sábado, 17 de agosto de 2019

Guarujá pode se tornar Área Especial de Interesse Turístico


A Baixada Santista poderá ter uma oportunidade de se tornar uma região paulista classificada como Área Especial de Interesse Turístico (AEIT). Santos, São Vicente e Guarujá são cotadas para receber tal denominação do Governo Federal, o que resultaria em tributos mais flexíveis e mais facilidade no licenciamento de empresas do setor turístico. 
Essa, aliás, é uma aposta da União para fomentar o turismo,com um modelo de benefícios fiscais similar ao que tornou Cancún o centro de lazer mais visitado do México. A indicação das três cidades da região partiu do deputado federal Júnior Bozzella (PSL). 
Com esse modelo, as empresas do setor que se instalarem nessas áreas (de interesse turístico) ficam habilitadas a receber incentivos tributários, criando oportunidades de negócios e empregos. 
O ministério pretende estruturar, pelo menos, uma zona especial em cada um dos 26 Estados e no Distrito Federal. Por envolver isenções fiscais, trabalha-se em conjunto com a equipe econômica do Governo. 
Regras
Pelas regras, as áreas específicas para empreendimentos como hotéis, restaurantes e parques temáticos podem ter desconto de até 50% nos tributos federais, estaduais e municipais. O prazo para análise e emissão de licenças ambientais seria reduzido. 
A burocracia nesse quesito é criticada por empresários que buscam áreas na região. Regras menos rígidas devem facilitar a realização de novos negócios e, consequentemente, gerar mais empregos. ”. 
O pedido do parlamentar será avaliado, para verificar se a região atende aos requisitos mínimos da norma. São analisados o potencial turístico, a valorização cultural e natural e aspectos como proximidade com aeroportos, acesso a estradas duplicadas e atrativos históricos, artísticos e arqueológicos. 
A legislação que estabelece a AEIT é datada de 1977, mas foi atualizada em 2016, na gestão do ex-presidente Michel Temer (MDB, 2016-18). Foi inspirada no modelo que transformou Cancún, no México, em um dos destinos mais procurados daquele país. O turismo é responsável, hoje, pela injeção de mais de US$ 12 bilhões (acima de R$ 48 bilhões) por ano na economia mexicana. (Com informações de A Tribuna/ Foto: Carlos Nogueira)


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