Depois de um dia de caos na travessia de balsas entre Santos e Guarujá, o Procon de Guarujá aplicou multa de R$ 608.204,00 à Dersa pela espera de duas horas que os usuários enfrentaram nas filas ao longo desta segunda-feira (14).
De acordo com a Advocacia Geral do Município, a multa é baseada
no artigo 22 do Código de Defesa do Consumidor, que estabelece que órgãos
públicos, concessionárias e permissionárias são "obrigados a fornecer
serviços adequados, eficientes, seguros e, quanto aos essenciais,
contínuos". A Dersa é uma empresa de economia mista, controlada pelo
Governo do Estado.
No início da manhã, no primeiro horário de pico do dia,
motoristas relataram que apenas uma embarcação fazia o transporte dos veículos.
A Dersa nega essa informação, mas admite que três balsas estavam fora de
operação, em manutenção, por problemas técnicos de manhã, o que provocou as
filas.
Debaixo de sol forte, os
motoristas tiveram que esperar cerca de duas horas para atravessar o canal. Há
relatos de moradores que enfrentaram fila de até 2h30.
Em nota, a Dersa informou ter mostrado todo o esforço para sanar
o problema e que "os investimentos contínuos do Governo do Estado fizeram
o tempo médio de espera cair em 42% desde 2011".
Conforme a Dersa, "o gerente esclareceu todas as
excepcionalidades do dia de hoje, mostrando que houve fatos atípicos que
colaboraram decisivamente para que o tempo fosse maior do que o registrado
frequentemente e se comprometeu a formalizar as respostas dentro do prazo
solicitado" de dez dias. (A Tribuna On-line)
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