O crescimento da
prática do Stand Up Paddle (SUP), aliado aos possíveis riscos à navegação no
canal do Porto de Santos, tem gerado preocupação à Capitania dos Portos de São
Paulo (CPSP), que já chegou a receber comunicados formais de comandantes de
navios e da Praticagem, órgão responsável pela manobra de embarcações dentro do
complexo santista.
Diante do cenário, a Autoridade Portuária deu início a uma campanha de
orientação e conscientização dos praticantes do esporte. O objetivo é impedir
os abusos e evitar acidentes, já que muitos usuários já foram flagrados remando
a uma distância dos cargueiros considerada indesejável e de risco.
"Num primeiro momento, estamos passando por uma orientação e
buscando a educação dos praticantes de SUP. Futuramente, após essa
conscientização, aqueles que venham ainda a gerar situação de risco poderão ser
advertidos. Na prática, estamos fazendo um trabalho de divulgação de
mandamentos de segurança aos praticantes, uma trabalho que é feito junto a
guardarias de Stand Up ou com a divulgação de folders na orla. As embarcações
da Capitania, com o término da Operação Verão, terão ainda a possibilidade de
concentrar mais as atividades ali na Ponta da Praia", destacou o capitão
dos Portos, o capitão de mar e guerra, Ricardo Gomes.
Dentro desse enfoque educativo, a Capitania pretende estender o trabalho aos
usuários das canoas havaianas ou do caiaque, que também serão público alvo de
campanhas.
Trajeto
Em relação ao SUP, um dos alertas feitos pelo comandante refere-se ao trajeto
feito, normalmente, pelos praticantes. "Observa-se muito o trânsito para a
Praia do Góes a partir da Ponta da Praia. Esse trânsito acaba acontecendo
dentro do canal em diagonal. O ideal é que seja feita a travessia na área mais
próxima ao Forte em perpendicular e mesmo assim é necessário observar o
trânsito de embarcações. São navios de 336 metros é um deslocamento grande. Já
existe dificuldade de navegação natural naquela área e a presença do praticante
pode gerar situação de risco para ele e para as embarcações", explicou,
lembrando que um acidente envolvendo o usuário e um navio de grande porte pode
ser fatal.
"Se cair, ele pode ser puxado e ter contato com a hélice ou casco,
ocasionando um acidente fatal. Em outra situação, ele aproveita a marola para
ir remando junto com o navio, ficando bem próximo ao costado do navio. O
simples contato com a estrutura pode ocasionar ferimentos graves", disse.
Até agora, não houve o registro de acidentes no canal de navegação do
Porto de Santos. A Capitania mencionou apenas duas ocorrências em outras
regiões. No último dia 24 de fevereiro, um praticante de Stand Up se acidentou
na raia olímpica da USP. Já em 28 de março, no Rio de Janeiro, outro praticante
causou transtornos na circulação das barcas na Baía de Guanabara.
Fiscalização
A ação da Autoridade Marítima é necessária, já que, por enquanto, ainda
não existem regras específicas para a prática do SUP. De acordo com a
Capitania, a Diretoria de Portos e Costas (DPC), órgão da Marinha diretamente responsável pela normatização do emprego das
embarcações de esporte e/ou recreio, está realizando a atualização da NORMAM-03
(Normas da Autoridade Marítima para amadores, embarcações de esporte e recreio
e para cadastramento e funcionamento das marinas, clubes e entidades
desportivas náuticas) e emitiu uma orientação às Capitanias, Delegacias e
Agências que a Capitania dos Portos de São Paulo divulgará tempestivamente
através de portaria.
Dez mandamentos
A Capitania conta com 10 mandamentos de segurança no mar para os
usuários de Stand Up Paddle. São eles:
1- Mantenha distância das praias e dos banhistas;
2- Navegando, não se aproxime a menos de 200 metros das embarcações
motorizadas;
3 - Aos primeiros sinais de cansaço, reme sentado e retorne ao seu local
de origem;
4 - Utilize, sempre, os equipamentos de segurança, "leash"
(cordinha) e para os menores de 12 anos é obrigatório a utilização do colete
salva vidas;
5 - Antes de navegar, não consuma bebida alcoólica; 6 - Não
"surfe" nas marolas das embarcações;
7 - Evite o cruzamento nos canais de navegação. Caso seja necessário,
cruze perpendicularmente e o mais breve possível;
8 - Travessias de balsas, ferry boats e barcas são perigosas. mantenha
distância destes locais;
9 - Fique atento aos sinais sonoros e não utilize fones de ouvido;
10 - Não reme na direção da proa das embarcações.
(A Tribuna On-line)
0 comentários:
Postar um comentário