A Dersa, empresa responsável pelo
transporte de passageiros entre Guarujá e Santos, foi multada
pela segunda vez pelo Procon de Guarujá,
desta vez por irregularidades no funcionamento de barcas de passageiros entre o
Distrito de Vicente de Carvalho e o Centro de Santos. A penalidade é de R$ 809
mil, e a empresa poderá recorrer.
Segundo
a prefeitura, foi constatado erro no equipamento de contagem de passageiros na
plataforma de embarque. Em uma das situações, funcionários da Dersa
contabilizaram 48 passageiros, enquanto os fiscais do Procon identificaram 75
pessoas.
O
órgão verificou a necessidade de adequação ao aparelho responsável pelo
controle de passageiros, já que a contagem imprecisa pode colocar em risco a
capacidade das barcas. Por conta disso, a Dersa foi penalizada. Em março, a
empresa foi multada em R$ 800 mil.
Em
2018, o Procon já havia feito fiscalizações no serviço oferecido pela empresa.
Na época, um auto de constatação foi emitido exigindo adequações na travessia
de barcas. Bancos quebrados e sem assentos, estruturas enferrujadas e pontilhão
danificado foram alguns dos itens vistoriados.
Em
nota, a Dersa informou que não foi notificada a respeito da autuação, e
esclarece que a nova gestão se empenha para melhorar a qualidade dos serviços aos usuários das travessias. A empresa explica que encontrou um sistema com
embarcações envelhecidas e manutenções lentas, e que segue investindo para
solucionar os problemas identificados nas operações de maneira rápida. (Foto: PMG)
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