A
travessia de barcas que liga o distrito de Vicente de Carvalho à Santos ficou
paralisada desde a madrugada até as 07h da manhã de hoje, quinta-feira(25),
causando grandes transtornos para quem utiliza os serviços. Usuários relatam espera
aproximada de uma hora para realizar a travessia
O serviço de travessia, que já havia sido interrompido na tarde
e noite desta quarta-feira e ficou completamente inoperante das 3h40 até o
momento em que foi retomado, às 07h de hoje, apenas com a lancha Itapema, que
tem capacidade de transporte de 185 passageiros, muito inferior aos 730
passageiros da barca Pae-Cará, que foi interditada pela Capitania dos Portos
devido às suas condições.
Para se ter uma ideia da atual redução de capacidade, quando o
serviço de travessias opera normalmente a capacidade de travessia é
aproximadamente 1.360 passageiros.
Quem não quiser enfrentar a fila de ao menos 40 minutos,
registrada na manhã desta quinta, pode utilizar como alternativas a travessia
de catraias que sai de Vicente de Carvalho, no Guarujá, e chega no bairro do
Macuco, em Santos, ou as barcas que realizam o trajeto do Ferry Boat, no
Guarujá, à Ponta da Praia em Santos.
Nota da Dersa:
A DERSA lamenta os transtornos aos usuários da Travessia
Santos/Vicente de Carvalho e informa que as equipes mecânicas trabalharam
durante toda a madrugada na tentativa de solucionar os problemas técnicos
ocorridos nas três embarcações que compõem a frota do sistema.
A Travessia foi paralisada ontem à noite das 20h15 à meia noite.
Uma lancha operou até às 3h40, quando houve novamente a necessidade de ajustes
técnicos, solucionados por volta das 7h de hoje (25/4). Neste momento, o
serviço opera com uma lancha.
Os técnicos seguem com os trabalhos de reparo na segunda e na
terceira lancha, de forma ininterrupta, para restabelecer a capacidade
operacional da Travessia o mais breve possível.
Ao assumir em janeiro deste ano, a nova gestão da DERSA
encontrou um sistema com embarcações envelhecidas e uma manutenção lenta.
Diante desta realidade, a atual administração tem se empenhado em agilizar o
serviço de manutenção para garantir soluções mais rápidas.
Já foram comprados novos motores e peças sobressalentes, com
investimento de mais de R$ 10 milhões. Além disso, firmou contrato com uma
empresa especializada na recuperação de motores, a fim de manter as unidades
que ainda não requerem substituição em perfeitas condições de operacionalidade.
Visando a modernização de todo o sistema de travessias, o
Governo do Estado deu início aos estudos sobre a concessão do serviço de balsas
hoje administrado pela DERSA à iniciativa privada. A meta é que o sistema
comece a ser modernizado já a partir de 2020. (Via: Costa Norte)
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