Apesar do abastecimento de água
ter sido restabelecido para moradores e comerciantes de Guarujá, o dono do
Hotel Casa Branca, na Enseada terá que enfrentar, além das torneiras secas, um
prejuízo de pelo menos R$ 10 mi. Isso porque, ainda sem água, Gláucio
Canpanatti precisou recorrer a dez caminhões-pipa, para garantir o fornecimento
dentro do hotel, que costuma ter uma ocupação diária de mais de 100 leitos
nessa época do ano.
O empresário explica que a situação continua complicada. “Estou pedindo a
colaboração dos hóspedes, mas isso é inaceitável. Já foram abertos três
protocolos em caráter emergencial, mas ninguém fez nada. Nenhum funcionário da
Sabesp veio até aqui verificar a situação do meu hotel”.
Ainda conforme
Canpanatti, apesar do problema já ter se tornado recorrente na temporada, esse
ano a interrupção do fornecimento de água foi mais preocupante. “Eles
inauguraram uma estação de água no Município e ainda assim ficamos com as
torneiras secas. Até agora já foram dez caminhões-pipa e o problema
sequer foi normalizado. Isso é um absurdo”.
Notificação
A fim de colocar um ponto final na novela envolvendo a companhia responsável
pelo fornecimento de água no Município, a Prefeitura de Guarujá notificou a
estatal, na última sexta-feira, a normalizar o serviço ou apresentar medidas
alternativas à população. Na ocasião, a Sabesp se comprometeu a normalizar o
fornecimento até domingo.
A falta d’água na Cidade começou no último dia 27 de dezembro, quando a empresa
inaugurou a Estação de Tratamento de Água (ETA) Jurubatuba e, também na
oportunidade, garantiu a solução dos problemas referentes ao abastecimento no
Município.
No entanto, a partir da mesma data, as torneiras ficaram secas em grandes
regiões de Guarujá como a Enseada, onde muitos comerciantes tiveram prejuízos
porque não conseguiram atender à grande demanda de turistas que lotou a praia
durante as festas de fim de ano. Outras cidades da Baixada Santista, como
Santos, São Vicente e Bertioga também enfrentaram falta d’água. (A
Tribuna On-line)
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