A Dersa, empresa responsável
pela travessia de balsas entre Guarujá e Santos, foi multada em R$ 810.986,67
pelo Procon Guarujá, nesta terça-feira (26). O motivo da autuação foi o tempo
excessivo de espera e a falta de informação aos usuários do serviço. A Dersa
pode recorrer da decisão.
A medida foi aplicada com base nos artigos 22 e 31 do Código de
Defesa do Consumidor (CDC) e poderá ser recorrida pela Dersa, que informou ao
Procon que sua ouvidoria recebeu apenas 149 reclamações por parte de usuários.
No entanto, motoristas que enfrentam as longas filas alegam que, em algumas
oportunidades, a ouvidoria da empresa não estava disponível.
No mês de janeiro, a Dersa já haviasido
notificadapelo orgão a respeito dos transtornos gerados pelo tempo excessivo de
espera na travessia de balsas, novamente se baseando no artigo do CDC
responsável por estabelecer que serviços essenciais devem ser feitos de modo
eficaz e contínuo.
Em nota, a Dersa esclarece que a nova gestão vem se empenhando
constantemente no sentido de melhorar a qualidade do serviço aos usuários de
todas as travessias litorâneas do Estado de São Paulo. Além disso, ressalta que
a Secretaria de Logística e Transportes (SLT) já iniciou estudos para definir
um cronograma sobre a concessão de todo o serviço de travessia de balsas, hoje
administrado pela Dersa, à iniciativa privada. Segundo a empresa, o objetivo é
que o sistema comece a ser modernizado já a partir de 2020. (Com informações de
AT)
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