A Prefeitura de Guarujá iniciou nesta semana uma ação
para coibir o abandono de carcaças de carretas e caminhões nas vias públicas da
cidade.
A operação tem como objetivo intensificar a fiscalização
a esses veículos e notificar os proprietários para que os retirem no período de
90 dias.
Após esse prazo, será realizado um leilão, cuja data e
local serão definidos por uma comissão, aprovada na segunda-feira (31). Essa
comissão terá caráter permanente e será composta por representantes da
Diretoria Municipal de Trânsito (Ditran) e das secretarias de Defesa e
Convivência Social (Sedecon), Finanças (Sefin), Administração e Desenvolvimento
Econômico e Portuário (Sedep).
De acordo com a legislação vigente, também pode ser
considerado abandonado o veículo que estiver sem, no mínimo, uma placa de
identificação obrigatória; em evidente estado de decomposição de sua carroceria
e de partes removíveis, incluindo pelo menos dois pneus arriados; e em visível
e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de
colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto
com capa de material sintético.
Segundo a prefeitura, no primeiro semestre, a Ditran
detectou 60 veículos nessas condições, notificando os proprietários. Desses, 39
retiraram as carcaças e outros 21 foram recolhidos aos pátios municipais.
Atualmente, há duas áreas oficiais, e uma terceira opção está sendo cogitada
para o depósito dessas carcaças.
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