Perto do
feriado prolongado de 15 de novembro, a Terracom, empresa responsável pelo
recolhimento de lixo na cidade, suspendeu os serviços ontem (9) por tempo
indeterminado por falta de pagamento das faturas relacionadas a serviços já
realizados por parte da Prefeitura de Guarujá.
A Terracom
notificou a Prefeitura, conforme estabelece a lei e informando a contratante
sobre a suspensão da execução do contrato. A empresa aguarda agora o
posicionamento da Prefeitura e o pagamento das faturas em aberto. Sem o
serviço, deixam de ser recolhidas e transportadas para o destino final perto de
360 toneladas de lixo por dia em Guarujá e Vicente de Carvalho.
Bom senso
A Secretaria
de Finanças que desde que foi informada da paralisação tem chamado a Terracom
para o diálogo e apelado ao bom senso da empresa para que a população não seja
penalizada com a falta desse serviço essencial. A Prefeitura alega ainda que
mesmo diante da grave crise financeira que afeta o município, tem honrado
rigorosamente seus acordos de ajustes em relação aos serviços desde julho de
2015, juntamente com uma fatura por mês. Com a greve dos bancos, em setembro, a
arrecadação não foi suficiente para o pagamento integral de uma fatura de R$ 5,2
milhões, faltando R$ 1,1 milhão que seria completado nesta quinta-feira (10).
Conforme informação da secretaria, neste mês de novembro será paga
integralmente uma fatura de R$ 4,6 milhões com a entrada de recursos do IPTU e
ISS a ser disponibilizado pela Prefeitura no início da segunda quinzena.
A Prefeitura
entende que a paralisação é injustificada, no meio de um feriado, prejudicando
moradores e turistas, tendo em vista que sempre se empenhou para cumprir o que
foi acordado com a empresa. (Com informações do DL/ Foto: Arquivo)
1 comentários:
Vamos armazenar nossos lixos adequadamente e deixá-los guardados em nossos quintais ou vamos jogá-los nas ruas aumentando ainda mais o caos? É importante lembrar que você paga a conta no fim da sua escolha.
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