sexta-feira, 28 de novembro de 2014

Prefeitura anuncia aumento da passagem de ônibus a partir de segunda-feira


Apesar dos péssimos serviços prestados pela Translitoral aos usuários do transporte público na cidade, a prefeitura anuncia que a  partir da próxima segunda-feira (1º), a passagem em Guarujá sofrerá alteração. Na nota oficial enviada à imprensa, a administração justifica que “o valor da viagem no Município passará para R$ 3,20, porém uma série de benefícios acompanhará este reajuste. Uma das grandes novidades é que os passageiros poderão contar com serviço wi-fi gratuito em todos os veículos da frota e nos terminais da Cidade até o final de dezembro.

Além do serviço de internet gratuita, estão previstos mais vinte novos abrigos de ônibus até o final do ano. A frota também contará, nos primeiro meses de 2015, com um aumento de veículos em suas viagens, o que acarretará na diminuição de tempo de espera nos pontos, viagens mais rápidas e mais conforto para o cidadão. Outra novidade, será um aplicativo para celulares e tablets, onde o usuário poderá acompanhar em tempo real á localização do ônibus que deseja.



Um estudo da comissão de fiscalização da Rede de Transporte de Guarujá (RTG), composta por representantes e usuários do transporte público, associações de moradores, prefeitura, sindicato dos empregados e concessionária, demonstrou que a elevação do valor dos insumos (pneus, peças, combustível, entre outros), bem como dois dissídios coletivos para os trabalhadores da categoria, aumentaram os custos operacionais do serviço de transporte.”

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Baixada Santista receberá mais de 1,5 mil policiais durante a temporada


Mais de 1,5 mil policiais militares deverão reforçar a segurança nas nove cidades da Baixada Santista durante a temporada de verão. Os soldados, recém-formados na escola da corporação, na Capital, serão enviados no próximo dia 19 e permanecerão na região até 23 de fevereiro. Aproximadamente 100 deles deverão reforçar o policiamento nas rodovias que ligam a região a Capital. O reforço será acompanhado de viaturas e helicópteros.

A iniciativa foi anunciada pelo secretário de Segurança do Estado de São Paulo, Fernando Grella Vieira, na última terça-feira (25). “O reforço do efetivo é importante para a prevenção, mas o setor de inteligência atuará fortemente também. Tentaremos evitar ao máximo a prática do delito, mas se ocorrer, haverá resposta pronta e imediata”, disse Grella Vieira.



quarta-feira, 26 de novembro de 2014

Família e amigos do PM assassinado protestam e pedem justiça


Familiares e amigos do policial militar Maurício de Andrade Junior, assassinado em frente à uma escola na Enseada no último dia 19, realizaram protesto pedindo justiça nesta terça-feira (25). O grupo se reuniu em frente à Igreja Matriz da cidade.

A mãe do PM, Marli de Andrade, pedia a prisão do responsável pelo crime. "Sei que meu filho não vai voltar. Mas se tiver um ser humano que veja a desgraça que esse individua fez, que a justiça seja feita”, afirma.

Já a irmã do policial, Lilian Cristina de Andrade, se disse indignada com a impunidade. "Continua sempre a mesma lei, impunidade total aos criminosos. Enquanto isso, homens de honra, como meu irmão, têm as vidas tiradas de nós", desabafa.


Polícia cogita represália


A polícia segue com as investigações sobre o caso e acredita que a morte pode ter sido uma represália de traficantes, por conta das constantes operações realizadas na região. “A morte decorre do fato dele ser policial militar Talvez ela esteja relacionada com mortes de um, dois dias atrás, em confrontos durante operações em favelas existentes no município de Guarujá”, comenta o delegado Sérgio Lemos Nassur.


O comandante da PM na região, Ricardo Ferreira de Jesus, pede mudanças na legislação, para que o crime seja combatido com uma maior eficácia. “A Polícia Militar está sensível com a população nesse momento e não aceita essa escalada da violência, exigindo mudanças nas leis penais, para que os criminosos paguem pelo que estão praticando”, afirma. (TV Tribuna)

quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Policial Militar é morto a tiros na porta de escola na Enseada



Um policial militar foi morto, no fim da tarde de ontem, quarta-feira (19). De acordo com informações da PM, o policial Maurício de Andrade Júnior, de 40 anos, estava na porta de uma escola, na Enseada, quando foi abordado por um homem armado, que efetuou diversos tiros. Após a morte do policial, quatro pessoas foram mortas a tiros na cidade e outras 10 ficaram feridas.

De acordo com informações da PM, o crime ocorreu na Rua Campos Sales, nas proximidades da Escola Yeda Maria. Testemunhas disseram aos policiais que Júnior foi atingido com um tiro nas costas e, depois de caído, foi alvejado várias outras vezes. O policial chegou a ser socorrido e levado ao Hospital Santo Amaro, mas não resistiu aos ferimentos.

A Polícia Civil procura imagens de câmeras de monitoramento que possam ter flagrado a ação. Segundo a polícia, o criminoso foi embora a pé, mas próximo a Avenida da Saudade, que fica perto do local do crime, ele entrou em um carro e fugiu.

Após o crime, a Polícia Militar realizou uma operação nas áreas próximas ao túnel da Vila Zilda, mas, até o momento, ninguém foi preso. O caso foi registrado na Delegacia Sede da cidade.

Outras mortes
Segundo informações da polícia, após a morte do policial quatro pessoas foram assassinadas em diferentes bairros de Guarujá. Ainda segundo a corporação, outras 10 pessoas foram atingidas por tiros durante a madrugada desta quinta-feira (20) na cidade. A identidade das pessoas e o estado de saúde dos feridos ainda não foi divulgado. A polícia investiga os crimes e não confirma uma ligação entre a morte do policial e os outros assassinatos. (G1/Foto: Facebook)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Tentativa de assalto à Casas Bahia termina em troca de tiros


Quatro criminosos tentaram roubar a loja das Casas Bahia, na manhã desta quarta-feira (19), na Avenida Thiago Ferreira, em Vicente de Carvalho. Um sargento da base aérea, que estava a paisana, tentou impedir a ação e trocou tiros com os suspeitos.

De acordo com informações da Polícia Militar, um dos suspeitos foi detido. No primeiro interrogatório, ele afirma que foi sequestrado e obrigado a participar do crime. Os outros criminosos fugiram. O sargento que trocou tiros com os criminosos e acabou sendo baleado no braço. Além disso, um outro tiro pegou de raspão no peito do sargento.


Ele foi encaminhado para o Hospital Santo Amaro e passa bem. O caso foi registrado no 2º DP de Guarujá, onde o suspeito permanecerá detido e o caso será investigado. (Foto: Almir Rodrigues)

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Morre em São Paulo padre Ugo Guarnieri, da Igreja Matriz de Guarujá



Faleceu na noite desta segunda-feira (17), em São Paulo, decorrente de uma insuficiência respiratória, o padre Ugo Guarnieri, da Paróquia Nossa Senhora de Fátima e Santo Amaro, a Matriz no Centro de Guarujá. O corpo será enterrado na Cidade.
 
O sacerdote sofria com complicações da idade (92 anos), e estava sendo tratado nas instalações do Colégio Salesiano Santa Terezinha, em São Paulo. A primeira missa de corpo presente acontece às 14 horas, na Paróquia Santa Terezinha, na Capital.
 
Depois, respeitando o desejo do padre atuante em Guarujá há mais de 20 anos, o corpo será recebido na cidade por volta das 16 horas para outra celebração, que acontece na Matriz, na Praça da Matriz com Avenida Puglisi, seguida de enterro no Cemitério da Saudade na Vila Júlia.

sábado, 15 de novembro de 2014

Assalto à empresa termina com um suspeito morto no Jardim Boa Esperança


Um homem morreu durante uma troca de tiros com a Polícia Militar na tarde de sexta-feira (14). Ele e mais dois homens teriam roubado uma empresa no bairro Monteiro da Cruz, em Vicente de Carvalho.


O trio tentava fugir quando se deparou com uma viatura da PM, que fazia patrulhamento pelo local. Um dos suspeitos foi preso, mas outro, que estava armado, invadiu uma casa, já no bairro Jardim Boa Esperança. A polícia o perseguiu e houve troca de tiros, ele foi atingido e morreu. Já o terceiro criminoso conseguiu escapar. Ainda não se sabe o que foi levado da empresa. O caso foi registrado no 1° Distrito Policial (DP) de Vicente de Carvalho. (Foto: Polícia 24H Guarujá)

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Testemunhas e acusados do linchamento no Morrinhos começaram a ser ouvidas.


Começou pouco após as 14 horas desta quinta-feira (13) a primeira audiência sobre o caso da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, que morreu no dia 5 de maio, após ter sido espancada por dezenas de moradores, em Guarujá. Sete testemunhas do crime e cinco homens presos sob acusação de terem participado do assassinato devem ser ouvidos durante toda a tarde.

A chegada do camburão da polícia ao Fórum de Guarujá, com os presos que participarão da audiência, foi marcado por gritaria e revolta de familiares e amigos que estavam do lado de fora do prédio. ''Assassino'', berravam as pessoas, enquanto o veículo manobrava.

Pouco antes, os mesmos amigos e parentes da vítima fizeram um protesto, pedindo justiça.

O crime foi cometido no dia 3 de maio, quando Fabiane foi abordada por populares em Morrinhos I, em Vicente de Carvalho, após ser confundida com uma sequestradora de crianças que praticava atos de magia negra.

A confusão começou devido a um boato gerado pela página do facebook  Guarujá Alerta, que divulgou o retrato falado da suposta criminosa.  A violência foi filmada e divulgada na internet.

Vítima de traumatismo craniano, Fabiane chegou a ficar em coma induzido na Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Mãe de duas meninas, uma de 12 e outra de 1 ano, ela faleceu no Hospital Santo Amaro, dois dias depois. Na época, cinco pessoas foram presas pelo linchamento e pela morte da dona de casa. (Foto: Rogério Soares/ A Tribuna)

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Colete salva tenente baleado durante operação na Prainha


A Polícia Militar realizou uma operação na comunidade da Prainha na noite de ontem, segunda-feira (10). Durante a ação, houve troca de tiros com os suspeitos. Um dos oficiais, que comandava as equipes, foi baleado na barriga e acabou sendo salvo pelo colete. Dois menores também foram atingidos e um terceiro foi apreendido por tráfico de drogas.

A operação começou no início da noite. Com o auxílio de viaturas, as equipes de moto da Polícia se dividiram pelos becos da comunidade da Prainha. Segundo a Polícia Militar, os agentes foram recebidos a tiros e revidaram. Para tentar fugir, um dos suspeitos atirou contra outra equipe que cercava o local. O tenente que comandava a operação foi atingido. A bala foi na direção da barriga, mas parou no colete e não feriu o policial.

Dois adolescentes também foram atingidos. Um deles está internado em um hospital da cidade e o outro, que segundo a polícia teria feito os disparos, foi medicado e levado para a Delegacia. Com ele, os policiais apreenderam pistolas e munição. Outro menor que estava junto foi apreendido com revólver, uma porção de cocaína e dinheiro.

O major Rogério Silva Pedro ressaltou que vai continuar o trabalho naquela região, intensificando o patrulhamento em toda área da comunidade. “Todas as vezes que essas atitudes são tomadas com os policiais em serviço que estão lá para garantir a tranquilidade da sociedade, vamos dar um bom tempo de saturação. Precisamos mostrar que o território é do Estado, é do poder constituído, da população de bem”, afirma.


Os dois menores que estavam na Delegacia Sede vão responder por ato infracional de tentativa de homicídio e o que estava com as drogas também responderá por tráfico. Já o terceiro rapaz que, segundo a Polícia, tentou fugir com os outros dois, aguarda recuperação no hospital e será liberado porque não foi encontrada nenhuma irregularidade contra ele. (TV Tribuna)

domingo, 9 de novembro de 2014

Blitzes flagram oito motoristas dirigindo sob efeito de álcool


O programa Direção Segura – ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção– flagrou oito pessoas conduzindo sob efeito de álcool no Guarujá entre a noite de sábado (8) e a madrugada deste domingo (9). Durante as blitzes, realizadas nas avenidas Puglisi e Dom Pedro I, foram aplicados 102 testes do etilômetro (conhecido por bafômetro) no total.

Os oito condutores autuados por embriaguez ao volante terão de pagar multa no valor de R$ 1.915,40 e responderão a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Dois dos motoristas flagrados, além de receberem essas penalidades, responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice a partir de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro. Se condenados, esses condutores podem cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a nova Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Ação integrada


Lançado no Carnaval de 2013, o programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica, e do Corpo de Bombeiros. O objetivo é reduzir o número de acidentes e mortes no trânsito, conscientizando a sociedade sobre os perigos da combinação entre álcool e direção.

Desde o lançamento, foram aplicados 27.516 testes de etilômetro em todo o Estado. Ao todo, 2.689 pessoas foram autuadas por embriaguez ao volante. Dessas, 502 cometeram crime de trânsito.

Pela nova Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a CNH seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração durante o processo administrativo, o valor da multa será dobrado. (Foto: Claudio Vitor Vaz)

Falta de médicos causa transtornos no PAM da Rodoviária


Moradores que recorreram ao PAM da Rodoviária, neste domingo (9), amargam horas na sala de espera. De acordo com os pacientes, apenas um médico está responsável pelo atendimento na unidade. Pacientes afirmam que a situação é caótica “Algumas pessoas estão no hospital desde as 10 horas, esperando serem atendidos. Há um paciente que já desmaiou e outro que está com princípio de enfarto”, comenta um deles.


A Prefeitura de Guarujá confirmou que, neste domingo, o atendimento na unidade está prejudicado. Segundo a Administração Municipal, o motivo teria sido a ausência de dois dos quatro médicos escalados para trabalhar. (AT/Foto: Luciano China)    

sábado, 8 de novembro de 2014

Entrega do Poupatempo é adiada para o primeiro trimestre de 2015


Rapidez e agilidade são duas palavras normalmente associadas ao Poupatempo, do Governo do Estado. Entretanto, a entrega de uma nova unidade do serviço tem se mostrado o oposto disso em Guarujá.

Anunciada em janeiro de 2013 com expectativa de inauguração em 12 meses, a obra foi postergada para o final deste ano. Mas a construção do novo posto na Cidade sequer começou no local previsto: o Parque Itapema Shopping, em Vicente de Carvalho.

Segundo a Diretoria de Serviços ao Cidadão da Prodesp – responsável pelo Programa Poupatempo -, a nova previsão de inauguração é o primeiro trimestre de 2015.

Ainda conforme o órgão, a unidade de Guarujá está em fase de estudos para dimensionamento das atividades, com a participação dos órgãos parceiros. “Em seguida ocorre a implantação do posto, com a adequação do imóvel, treinamento dos futuros colaboradores e pré-operação – procedimento comum a todas as unidades”. (Simone Queiróz/ A Tribuna)

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Explosão em rebocador deixa quatro feridos



Uma explosão aconteceu dentro de um rebocador, na manhã desta sexta-feira (7), em um estaleiro próximo ao Ferry Boat. Quatro pessoas ficaram feridas com queimaduras pelo corpo.

O acidente aconteceu no começo da manhã em uma embarcação na Wilson Sons Estaleiros, que fica na rua Padre Arnaldo Caiafa, na Vila Ligya. A Wilson Sons é uma das maiores operadoras de serviços portuários, marítimos e logísticos do Brasil.

De acordo com a Wilson Sons Estaleiros, ocorreu uma explosão de um equipamento do próprio estaleiro, no convés principal de uma das embarcações em construção na sua unidade Guarujá II. O Corpo de Bombeiros socorreu quatro pessoas. Elas ficaram levemente feridas e foram levadas para hospitais da região, entre eles, e encaminhadas ao Pronto Atendimento Médico (PAM) da Rodoviária. Dois já foram liberados e dois permanecem internados.

Por decorrência da explosão, houve um pequeno vazamento de óleo, que ficou restrito ao próprio convés da embarcação e não atingiu o mar. Autoridades ambientais já estiveram no local e atestaram que não houve dano ambiental.


A Capitania dos Portos mandou peritos e técnicos ao local do acidente para averiguar a situação da embarcação e apurar as causas do acidente. Membros do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar também estiveram na unidade. (Foto: A Tribuna)

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Donos de creche clandestina no Morrinhos são presos por suspeita de abusar de crianças


Um idoso de 69 anos é suspeito de ter abusado de crianças em uma creche clandestina mantida no Morrinhos. O local, que já havia sido interditado anteriormente pela Vigilância Sanitária e fechado pela prefeitura por não possuir alvará de funcionamento, era administrado pelo homem e sua esposa. Ambos foram presos nesta terça-feira (4).

Na creche, eram cuidadas crianças com idades entre dois e 11 anos, filhas de moradores do próprio bairro. Após a interdição, elas foram levadas para o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) da cidade, onde foram avaliadas por uma assistente social e terão acompanhamento psicológico. Segundo a polícia, as crianças deverão passar por exames de corpo de delito para verificar o que realmente acontecia na creche.

A polícia chegou até o idoso por meio de uma gravação de áudio que fazia a denúncia. O arquivo continha relatos de algumas crianças sobre os abusos.

Detido por uma equipe da Polícia Civil, o idoso falou sobre a acusação em depoimento na Delegacia Sede do município. Segundo o homem, ele apenas "brincava com as crianças". No entanto, segundo a polícia, a versão foi contestada pelos menores ouvidos pela investigação. Com isso, o pedido de prisão temporária do casal foi expedido pela Justiça no fim da tarde desta terça-feira (4).


O idoso foi recolhido e encaminhado para a cadeia do 1º Distrito Policial (DP) de Guarujá, no Distrito de Vicente de Carvalho. Já a esposa, que tem 57 anos, foi para a Cadeia Feminina de Santos. Enquanto isso, o local onde ficava a creche foi lacrado e interditado pela Vigilância Sanitária. (Foto: GMC/ Via G1)

terça-feira, 4 de novembro de 2014

Delegado de Guarujá é preso por suspeita de envolvimento com traficantes


O delegado de Guarujá, Eduardo Wagner, foi preso, na noite desta segunda-feira (3), por envolvimento com o tráfico de drogas. De acordo com informações da polícia, ele atuava em conjunto com traficantes da cidade. Além de Wagner, outras cinco pessoas foram presas durante a operação.

Ainda de acordo com informações da polícia, a prisão do delegado foi realizada após uma operação iniciada a partir do momento em que uma escuta telefônica comprovou a ligação dele com o tráfico. A operação foi realizada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco), da Polícia Civil, com apoio do Batalhão de Ações Especias (Baep) da Polícia Militar e da Guarda Municipal de Guarujá.

Segundo a polícia, Eduardo Wagner tinha o hábito de postar imagens ostentando bens nas redes sociais. De acordo com informações da Polícia Civil, na casa de um casal preso durante a operação foram apreendidos cerca de R$ 10.260, celulares, notebooks, agendas telefônicas, extratos bancários e várias armas.

Em uma das escutas, uma pessoa que foi identificada como o delegado Eduardo Wagner, é flagrada dizendo para um criminoso que iria devolver entorpecentes apreendidos em uma operação. Segundo a corregedoria da polícia, a investigação corre sob segredo de Justiça.

O advogado Armando de Mattos, responsável pela defesa do delegado, que afirmou que um pedido de revogação da prisão deverá ser feito nas próximas horas. "Vou pedir a revogação da prisão do Eduardo. Ouvi todas as escutas citadas pela polícia e posso garantir que os traficantes conversavam entre eles. Ele não tem antecedentes e fez uma boa carreira. Nunca se envolveu com nada", afirma.


Em nota, a Corregedoria da Polícia Civil informa que o delegado Eduardo Wagner Rodrigues foi preso por ser suspeito de integrar um esquema de desvio de drogas na cidade do Guarujá, onde trabalha. Em sua residência, em Santos, também foi cumprido mandado de busca e apreensão. A prisão do delegado faz parte de investigação da Corregedoria sobre o desvio de sete kg de cocaína e 700 gramas de maconha por parte de policiais civis. Sua prisão é temporária e válida por 30 dias. (Foto: Orion Pires/G1)

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Policiais e assaltantes trocam tiros na Vila Baiana


Policiais e assaltantes trocaram tiros, na noite deste domingo (3), na Vila Baiana. Ninguém ficou ferido. Os criminosos conseguiram fugir.

Por volta das 20h, policiais foram até a Rua Colombo, na Vila Baiana, por conta de assaltos no local. Eles encontraram dois homens armados em uma moto e com os pertences de cinco vítimas, que tinham sido assaltadas por eles.

Os criminosos tentaram fugir e foram seguidos pela viatura policial. No fim da rua, um dos assaltantes desceu da moto e atirou na direção dos policiais. Os disparos atingiram a viatura, mas ninguém ficou ferido.

Os assaltantes conseguiram fugir com os pertences das vítimas. A moto utilizada pelos criminosos foi encontrada perto do local. Um Boletim de Ocorrência de roubo e tentativa de homicídio foi registrada na Delegacia Sede de Guarujá.

Procon inicia fiscalização para coibir abusos de comerciantes na temporada


Para coibir abusos e práticas irregulares de comerciantes, o Procon de Guarujá começa nesta segunda-feira (3) a “Operação Verão” na Cidade. As ações serão desenvolvidas até o final de março de 2015.

De acordo com a Prefetura, as irregularidades violam a Lei do Código de Defesa do Consumidor (lei nº 8.078/90). Para combatê-las, fiscais estarão de olho na cobrança de consumação mínima, imposição de limites para cartões (débito e crédito) e imposição do pagamento de 10% por serviços, que são proibidos por lei e acarretam multa; além de placas de “proibido fumar” e “proibidos álcool para menores de 18 anos” que são obrigatórias, assim como  a presença do Código de Defesa do Consumidor (CDC) para consulta do cliente. Haverá também a fiscalização de casas noturnas quanto à imposição de consumação mínima.

As multas são de acordo com o faturamento da empresa e podem variar entre R$ 507,06 à R$ 7.606.067,80.