quinta-feira, 31 de agosto de 2017

Escola do Legislativo tem novidades na programação. Confira!


A programação da Escola do Legislativo de Guarujá (ELG) terá, nos meses de setembro e outubro, três novos cursos presenciais, todos de um único dia e gratuitos, a disposição do público. As atividades serão realizadas entre os dias 20/9 e 02/10, sempre a partir das 18h30, no salão de eventos da Câmara Municipal de Guarujá (Av. Leomil, 291, Centro, 2º andar). 

Os temas abordados serão: 'O Futuro do Emprego'; 'Orçamento Participativo' e 'Controle da Gestão Pública'. Especialistas nessas três áreas farão explanações ao público sobre as principais questões que permeiam esses assuntos. Os participantes também terão oportunidade de interagir com os convidados e fazer questionamentos. Abaixo segue o calendário completo:

Dia 20/09 – 18h30 – 'O Futuro do Emprego'.
Diretor Superintendente do SESI/SENAI - Prof. Valter Vicioni

Dia 25/09 – 18h30 - 'Orçamento Participativo'
Doutor em Educação -  Prof. Dr. Eduardo Tadeu Pereira

Dia 02/10 – 18h30 – 'Controle Cidadão: de Olho na Gestão Pública'

Especialista em Administração Pública - Luciana Gonzaga

sexta-feira, 25 de agosto de 2017

Câmara aprova Lei de Mobilidade Urbana em primeira votação


O plenário da Câmara Municipal aprovou, na terça-feira (22), em primeiro turno, o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 013/2017, de autoria do Executivo, que "institui a Lei de Mobilidade Urbana de Guarujá". 

A segunda (e definitiva) votação será na próxima terça-feira (29). Caso novamente aprovado, o texto segue para sanção do prefeito e passa a valer a partir da data de publicação no Diário Oficial.

A matéria, de 81 páginas, estabelece as diretrizes que nortearão, nos próximos 10 anos, o serviço de transporte público local, assim como tudo que envolve o sistema viário do Município, incluindo padronização de vias e calçadas; regulamentação de serviços de fretamento, táxi, mototáxi, transporte de cargas, entre outras questões análogas.

Ônibus municipais
No caso dos ônibus municipais, em especial, estão previstas a integração tarifária; a possibilidade de subsídio da tarifa por parte do Poder Público; os descontos tarifários (presentes na tarifa social), além das gratuidades e benefícios já previstos nas legislações federal, estadual e municipal.

A nova lei também estabelece parâmetros de qualidade na prestação do serviço de transporte público e a divulgação periódica sobre os impactos dos benefícios tarifários concedidos no valor das tarifas de ônibus. Ou seja, todo custo extra que vir a ser pago pelo usuário, deverá ser revertido em melhorias - e este ficar a par do que foi feito.  

Além disso, os reajustes tarifários serão análisados, obrigatoriamente, por uma comissão municipal de transportes.

Táxi, mototáxi e fretamentos
Com relação aos serviços de táxi, mototáxi e fretamentos, o projeto estabelece regras para o desenvolvimento dessas atividades. Táxis, por exemplo, poderão circular com até sete passageiros. Já aos mototáxis, será vedado uso de triciclos e eles terão que atuar em conformidade com a Lei Federal 12.009/09.

A matéria também regulamenta os serviços de fretamento e de transporte de cargas, incluindo, neste último caso, as estações de transbordo, pátios de operadoras de transporte e estacionamento de caminhões. 

Emendas
Ainda assim, o texto original teve 14 emendas acrescidas, todas de autoria do vereador José Nilton Doidão (PPS). A inclusão das emendas foi aprovada em primeiro turno pelo plenário (por 13 votos a dois). Mas elas só serão de fato ser incorporadas à matéria se novamente aprovadas, em segundo turno. De toda forma, não alteram o teor da proposta, ficando restritas a pequenos ajustes. (Foto: Matheus Tage)
https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/images/cleardot.gif


quarta-feira, 23 de agosto de 2017

Projeto Câmara no Bairro vai ao Morrinhos nesta quarta-feira (23)


Nesta quarta-feira (23), a partir das 19 horas, os vereadores de Guarujá estarão em Morrinhos II (Rua São João Batista, 85) ouvindo as demandas da população do bairro. Será a quarta edição do projeto 'Câmara no Bairro', que desde abril já esteve presente na Vila Alice, Santa Rosa e Jardim Las Palmas. Os próximos bairros contemplados serão: Santa Clara (27/09), Perequê (25/10) e Santa Cruz dos Navegantes (22/11).
O objetivo é estreitar o contato entre a população e o Poder Legislativo, a partir de sessões itinerantes, em que todos têm oportunidade de expor ideias para melhoria dos serviços públicos, além de debater políticas relacionadas a temas de interesse da população, como transporte, geração de empregos, segurança em âmbito municipal e outras questões pontuais.


COMO FUNCIONA
Durante as sessões, há uma apresentação inicial sobre quais são os deveres e responsabilidades do Poder Legislativo. Na sequência, os vereadores podem usar da palavra durante três minutos cada, e os espectadores, por sua vez, fazer perguntas e expor os problemas que desejam ver resolvidos. Mais informações em: www.camaraguaruja.sp.gov.br

quarta-feira, 16 de agosto de 2017

Fenômeno raro provoca recuo no nível do mar

Ventos de 50 quilômetros por hora soprando do nordeste e paralelos à costa provocaram um fenômeno incomum: o recuo de até 90 centímetros no nível do mar na região. A rara conjunção de fatores climáticos provocou imagens curiosas, como a aparição de faixa de areia na Ponta da Praia, em Santos, e na Fortaleza da Barra Grande, em Guarujá.
Também fez com que os trapiches ficassem em terra firme, deixando ilhados moradores de comunidades da baía. Esse foi o menor registro da maré desde 2012, quando Praticagem de São Paulo iniciou medição em série histórica. Na Ponta da Praia, a situação ocorreu no final de semana e teve reflexos até a tarde de terça-feira (15).
O fenômeno teve início na sexta-feira (11) passada, quando praias do Uruguai registraram recuo do mar em cerca de dez metros da costa. E subiu em direção ao Litoral brasileiro, com a retração da maré em 50 metros, conforme medição do marégrafo de Itajaí (SC). 
Segundo o biólogo Renan Braga Ribeiro, do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Universidade Santa Cecília (Unisanta), o recuo médio do mar ocorre diversas vezes ao ano, mas em menor intensidade. “Normalmente, a redução no nível médio do mar é de 10 a 20 centímetros. No final de semana, a redução foi entre 70 e 90 centímetros”.
A oceanógrafa Rossio Camaio, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), explica que o fenômeno é conhecido por maré seca ou Transporte de Ekman – nome derivado do pesquisador sueco Vagn Walfrid Ekman (1874-1954), que fez os primeiros estudos sobre a movimentação da maré, no início do século passado.
Ele acontece quando as águas do oceano são empurradas para longe da costa pelo vento durante a chegada de uma frente fria. A redução no nível do mar é temporária e se ameniza à medida que o vendaval perde força. 
“É um fenômeno raro de acontecer no Brasil, pois depende de alguns fatores. Como a direção do vento soprando paralelo à costa e por desses ventos persistirem por vários dias”, afirma. Ela descarta a hipótese de tsunamis. 9Com informações de A Tribuna)



domingo, 13 de agosto de 2017

Guaibê, Tejereba e estádio municipal são interditados pelo Ministério Público


O Ministério Público do Estado de São Paulo interditou as principais praças esportivas de Guarujá. Por motivos diversos, que vão da falta de Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) a problemas envolvendo segurança e acessibilidade, o ginásio Marivaldo Fernandes (Guaibê), o Centro Esportivo Duque de Caxias (Tejereba) e o estádio municipal Antonio Fernandes estão vetados para as práticas esportivas. 
Dos três complexos fechados à população, o caso mais grave é o do ginásio Guaibê, cuja quadra não é usada desde 2013. À época, a previsão era de que a obra ficasse pronta em nove meses. Hoje, além de não ter o AVCB e apresentar problemas estruturais, a praça também é alvo de um processo na Justiça. 
"No governo passado fizeram uma licitação pra fazer a cobertura do ginásio, o piso da quadra e dois banheiros adaptados. Na época, não sei porque, retiraram do ganhador o piso. Houve um conflito com a empresa (Fabecom Engenharia e Construção), que alega não ter recebido o dinheiro. A Prefeitura disse que pagou", conta o atual secretário de esportes de Guarujá, Ronald Nicolaci Finatti, sobre o imbróglio jurídico. 
De acordo com o inquérito civil instaurado pelo promotor de Guarujá, Osmair Chamma Júnior, "o ginásio Guaibê não possui AVCB e coloca em risco seus frequentadores". No mês passado, em vistoria no local, o Corpo de Bombeiros constatou que a praça não tinha medidas de proteção contra incêndio e solicitou à Prefeitura que apresentasse projeto técnico para análise da corporação. 
Segundo Ronald Nicolaci, são necessários R$ 700 mil para terminar a reforma da quadra. E, enquanto a obra não for finalizada, não há como cumprir as exigências do Corpo de Bombeiros. "Não dá pra precisar o tempo (que levará para o fim das obras), porque dependemos do processo jurídico. Nós queremos que pro ano que vem esteja funcionando". 
Tejereba 
Assim como o Guaibê, o Tejereba também foi interditado por determinação do promotor Chamma Júnior, por não possuir um projeto de proteção contra incêndio e o AVCB. 
Em fevereiro passado, o promotor proibiu eventos no centro esportivo até que fossem realizadas, num prazo de quatro meses, as adequações necessárias para a solicitação do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros. 
No dia 19 de junho passado, o inquérito civil foi prorrogado em 180 dias e, quatro dias depois, a Advocacia Geral de Guarujá apresentou uma planilha orçamentária e um cronograma para a realização das obras. 
De acordo com o secretário de esportes de Guarujá, o Tejereba precisa passar por uma manutenção geral, que inclui, entre outros itens, a reforma do ginásio, a recuperação da instalação hidráulica, a troca da bomba da piscina e a compra dos equipamentos solicitados pelo Corpo de Bombeiros. 
"Estamos tentando contrapartida de R$ 300 mil através de emenda parlamentar do deputado federal Marcelo Squassoni. A Itaipava quer fazer publicidade na praia e o prefeito (Valter Suman) quer a contrapartida para ajudar nas reformas do ginásio Guaibê e do Tejereba", garante Nicolaci, que acredita ser possível conseguir a liberação do AVCB do centro este mês.
Estádio
Alvo de uma ação civil pública em julho de 2015, o estádio Antonio Fernandes está interditado por descumprir as normas de acessibilidade. A praça esportiva, que sediou os treinos da Bósnia-Herzegovina na Copa de 2014, também não tem para-raios. 
No processo, o promotor de Guarujá, Eloy Ojea Gomes, pede que as normas sejam atendidas para "possibilitar igualdade de acesso, permanência e trânsito por qualquer pessoa com deficiência ou mobilidade reduzida, como cadeirantes, deficientes auditivos, visuais, além de idosos e crianças". 
De acordo com o secretário de esportes Ronald Nicolaci, a Prefeitura está providenciando as adequações solicitadas pelo MP, como a colocação de barras no banheiro e adaptações para que os portadores de deficiência possam transitar do estádio para o ponto de ônibus. 
A compra do para-raios, segundo Nicolaci, está em processo de licitação e deve custar cerca de R$ 130 mil. Outras obras no estádio dependem de "uma discussão jurídica do Dade (Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias)", informa o secretário, lembrando que a reforma do Antônio Fernandes foi feita com verba do órgão estadual. (Com informações de A Tribuna)


sexta-feira, 11 de agosto de 2017

Homens são presos por saquearem contêineres que caíram no mar


Pelo menos 10 pessoas foram presas em flagrante por saquearem contêineres que caíram de um navio na barra de Santos nesta sexta-feira (11). Desde o início da manhã, as equipes da Companhia Marítima da Polícia Militar Ambiental ficaram no mar orientando tripulantes de embarcações sobre o risco de acidentes na área, além de tentar coibir a ação de piratas e verificar possíveis danos ambientais.

Em patrulhamento pelo Canal do Estuário, no Guarujá, os policiais da Companhia Marítima da Polícia Ambiental avistaram duas embarcações em alta velocidade, seguindo para a comunidade Pouca Farinha, com diversas mercadorias no interior das lanchas.  Ao notarem a presença da equipe que se aproximava, o grupo tentou fugir, mas os oficiais conseguiram pará-los. 
Os tripulantes foram surpreendidos com mais de 100 volumes de produtos diversos, a maioria eletrônicos e eletrodomésticos. De acordo com a assessoria de imprensa da PM, um pescador foi detido, na praia do Guaiuba, saindo do mar com cinco bicicletas.
As bicicletas que estavam nos contêineres são de alumínio, próprias para competições, que custam entre R$ 10 mil e R$ 12,5 mil. Além de bicicletas, foram vistos no mar, mochilas, aparelhos de ar-condicionado, entre outros eletrodomésticos.
O grupo e o material apreendido foram encaminhado à Delegacia de Guarujá.
O caso
Pelo menos 45 contêineres do navio Log in Pantanal, de bandeira brasileira, caíram no mar, na madrugada desta sexta-feira (11), em Santos. 

Por conta do acidente, que ocorreu entre 1h30 e 3 horas, o tráfego no canal do Porto chegou a ser interrompido durante a manhã, sendo liberado por volta das 8h50.

De acordo com informações da Marinha do Brasil, por intermédio da Capitania dos Portos de São Paulo, o navio estava ancorado no fundeadouro 3.
Ainda segundo a Capitania dos Portos, a navegação foi interrompida "para evitar qualquer risco à navegação".
O órgão vai instaurar um inquérito administrativo para levantar o que provocou a queda dos contêineres. Não há informações exatas sobre a mercadoria armazenada.


.

quarta-feira, 9 de agosto de 2017

Projeto “Câmara Jovem” retoma atividades no segundo semestre


Sucesso no 1° semestre de 2017, o projeto “Câmara Jovem” volta às suas atividades neste mês de agosto. Hoje (09), a partir das 19 horas, os vereadores estarão na UNIESP (Avenida Santos Dumont, 3365 - Vicente de Carvalho) discutindo com estudantes os problemas mais críticos do Município, com tudo aquilo que diz respeito à juventude.

Com duração aproximada de duas horas, o encontro visa estreitar o contato entre a juventude e o Poder Legislativo, a partir de sessões itinerantes, em que todos têm oportunidade de expor ideias para melhoria dos serviços públicos, além de debater políticas públicas relacionadas a temas de interesse da população, como transporte público, geração de empregos, segurança em âmbito municipal e outras questões pontuais.

Além da Uniesp, o projeto realizará edições no Colégio 1º de Maio, em setembro; Escola Estadual Jacinto Narducci, em outubro; e no Colégio Marques de Olinda, em novembro.

Câmara no Bairro
Além do projeto 'Câmara Jovem', o legislativo também tem realizado paralelamente o projeto 'Câmara no Bairro', com foco mais regionalizado, voltado à identificação das demandas específicas de cada zona da Cidade. Desde abril, já foram realizados encontros na Vila Alice, Santa Rosa e no Jardim Las Palmas. A próxima reunião acontece no dia 22 deste mês na Igreja São João Batista (Rua Antonio Domingues de Oliveira, 931 – Morrinhos).

Como funciona
Durante as sessões, seja do 'Câmara Jovem', seja do 'Câmara no Bairro', há uma apresentação inicial sobre quais são os deveres e responsabilidades do Poder Legislativo. Na sequência, os vereadores podem usar da palavra durante três minutos cada, e os espectadores, por sua vez, fazer perguntas e expor os problemas que desejam ver resolvidos. Mais informações em: www.camaraguaruja.sp.gov.br

Balanço do 1° semestre
Entre abril e junho, quando foram realizados os primeiros encontros, tanto do Câmara Jovem quanto do Câmara no Bairro, foram registrados um total de 629 participantes. Eles colocaram em discussão 443 problemas que dizem respeito a seus bairros. As áreas de Zeladoria (35%); Saúde (21%) e Segurança (14%) foram as mais lembradas pelos participantes.


segunda-feira, 7 de agosto de 2017

Escola do Legislativo oferece cursos de ensino à distância gratuitos e com certificados



A partir deste mês de agosto, a Escola do Legislativo de Guaurjá (ELG) oferece ao público cursos de ensino à distância, que são disponibilizados em parceria com o Instituto Legislativo Brasileiro (ILB), através da plataforma 'Saberes', do Senado Federal. Os interessados têm 25 opções de disciplinas (detalhes abaixo), das mais variadas áreas, que podem ser cursadas com, ou sem, a ajuda de professor. 

Entre as opções disponíveis atualmente, atividades acadêmicas como: 'Novo Acordo Ortográfico', 'Direito do Consumidor'; 'Política Contemporânea' e 'Doutrina Política', assim como atividades técnicas, a exemplo dos cursos: 'Modalidades, Tipos e Fases da Licitação'; 'Introdução ao Orçamento Público'; 'Processo Legislativo', entre outros. Todos os cursos são gratuitos e certificados.

O material utilizado também é disponibilizado sem qualquer custo. As aulas têm duração máxima de 60 dias, e os interessados podem cursar duas disciplinas ao mesmo tempo. Para obter os certificados de conclusão, porém, é necessário alcançar 70 pontos nas avaliações e concluir as atividades em, no mínimo, 21 dias. Quem tem computador com internet em casa pode se cadastrar diretamente pelo link https://saberes.senado.leg.br/ e se matricular. 

Cursos oferecidos:

-Cerimonial no Ambiente Legislativo 
-Conhecendo o Novo Acordo Ortográfico 
-Desenvolvimento de Equipes 
-Dialogando sobre a Lei Maria da Penha 
-Direito Administrativo para Gerentes no Setor Público 
-Doutrina Política: Liberalismo 
-Doutrina Política: Novas Esquerdas 
-Doutrina Política: Socialismo 
-Doutrina Política: Social-Democracia 
-Ética e Administração Pública 
-Excelência no Atendimento 
-Fundamentos da Integração Regional: O Mercosul 
-Gestão Estratégica com foco na Administração Pública 
-Introdução ao Direito Constitucional 
-Introdução ao Direito do Consumidor (parceria ILB/ANATEL) 
-Introdução ao Orçamento Público 
-Lei de Acesso à Informação (parceria Senado/UFMG) 
-Modalidades, Tipos e Fases da Licitação 
-O Poder Legislativo 
-O Poder Legislativo Municipal no Brasil 
-Ouvidoria na Administração Pública (parceria CGU/ILB) 
-Ouvidoria no Ambiente Legislativo Municipal 
-Política Contemporânea 
-Processo Legislativo Federal 
-Relações Internacionais: Teoria e História 


quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Prefeitura inicia ação para coibir o abandono de carcaças de caminhões nas ruas


A Prefeitura de Guarujá iniciou nesta semana uma ação para coibir o abandono de carcaças de carretas e caminhões nas vias públicas da cidade.

A operação tem como objetivo intensificar a fiscalização a esses veículos e notificar os proprietários para que os retirem no período de 90 dias.

Após esse prazo, será realizado um leilão, cuja data e local serão definidos por uma comissão, aprovada na segunda-feira (31). Essa comissão terá caráter permanente e será composta por representantes da Diretoria Municipal de Trânsito (Ditran) e das secretarias de Defesa e Convivência Social (Sedecon), Finanças (Sefin), Administração e Desenvolvimento Econômico e Portuário (Sedep).

De acordo com a legislação vigente, também pode ser considerado abandonado o veículo que estiver sem, no mínimo, uma placa de identificação obrigatória; em evidente estado de decomposição de sua carroceria e de partes removíveis, incluindo pelo menos dois pneus arriados; e em visível e flagrante mau estado de conservação, carroceria com evidentes sinais de colisão ou objeto de vandalismo ou depreciação voluntária, ainda que coberto com capa de material sintético.


Segundo a prefeitura, no primeiro semestre, a Ditran detectou 60 veículos nessas condições, notificando os proprietários. Desses, 39 retiraram as carcaças e outros 21 foram recolhidos aos pátios municipais. Atualmente, há duas áreas oficiais, e uma terceira opção está sendo cogitada para o depósito dessas carcaças.