quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Nicolaci será o novo presidente da Câmara Municipal




A Câmara Municipal de Guarujá será presidida pelo vereador Ronald Nicolaci Fincatti (Pros) no próximo biênio (2015-2016). A eleição ocorreu no início da tarde desta quinta-feira (30), quando também foram escolhidos os demais membros que irão compor a mesa diretora da Casa nos dois anos seguintes.

Nicolaci foi eleito por 13 votos (de um total de 14 vereadores presentes ao Plenário). Já os futuros vice-presidente, Luciano Tody (PMDB, reeleito), primeiro-secretário, Toninho Salgado (PDT), e o segundo secretário, Givaldo dos Santos Feitoza (PSD), tiveram 14 votos cada um.

Eles substituirão, a partir de janeiro, os atuais membros da mesa diretora, composta pelos vereadores Marcelo Squassoni (que assumira vaga na Câmara Federal em 2015), Luciano Tody, atual vice (que permanece no mesmo cargo); Gilberto Benzi, primeiro-secretário, e Nego Walter, segundo-secretário.

Em seu segundo mandato como vereador, Ronald Nicolaci Fincatti tem 45 anos, é policial militar formado pela Academia do Barro Branco. Foi eleito pela primeira vez em 2008, com 2.131 votos, e reeleito em 2012, com 2.283 votos. Natural de São Paulo, é casado e tem duas filhas.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Suposta colisão entre embarcações em travessia assusta usuários




Usuários que utilizam a travessia de balsas entre Santos e Guarujá afirmam que levaram um susto no início da noite desta terça-feira (28). Isso porque a embarcação FB 05 apresentou um problema mecânico em um dos seus motores e, sem força, teria colidido com uma lancha de passageiros Piaçaguera, atracada no lado de Santos e aparentemente desativada. A Dersa, responsável pelo sistema, nega que o suposto choque tenha ocorrido. Ninguém se feriu.

O servidor público Alexandre Zambelli Pires disse que fazia o trajeto e confirma o choque. “Houve a colisão com outra barca que estava parada”. Ele ressalta que, no mesmo momento, ligou para a Capitania dos Portos. “Abri um chamado e me disseram que fariam a apuração do fato”.

A manicure Fabiana Vieira Souza estava com sua bicicleta dentro da balsa e chegou a cair com a batida. “Estava sentada na bicicleta e cai com a colisão. Aliás, não só eu como outras pessoas também”.

A assessoria de imprensa da Dersa negou qualquer batida. Segundo o órgão, duas balsas mistas (que transportam passageiros, bicicletas e carros) quebraram praticamente ao mesmo tempo e as pessoas tiveram que sair da embarcação. Logo em seguida, uma outra balsa entrou em operação para substituir as que apresentaram problemas. (Foto: Carlos Nogueira/ A Tribuna Online)
 

MP dá prazo de 30 dias para Elektro justificar reajuste de 37,78% nas contas de luz



O reajuste médio de 37,78% nas contas de energia elétrica de consumidores da Elektro já está na mira do Ministério Público Estadual (MPE). A Promotoria do Consumidor de Guarujá está apurando o aumento da tarifa.

A promotora Sílvia de Freitas Denari encaminhou na semana passada um ofício à sede da Elektro, em Campinas, pedindo esclarecimentos sobre o reajuste. A empresa tem 30 dias, a partir do aviso de recebimento, para fornecer as informações.

A medida foi motivada por uma representação protocolada este mês pela Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) contra o reajuste. No documento, o presidente da entidade, Rogério Sachs, questiona o repasse dos prejuízos da concessionária aos consumidores, ressaltando que eles foram acumulados “por deficiência do sistema administrado por ela (Elektro)”.

Os valores foram aplicados para 2,4 milhões de unidades consumidoras, em 223 cidades de São Paulo e cinco do Mato Grosso do Sul. Na região, 450 mil pessoas de Bertioga, Guarujá (exceto Vicente de Carvalho), Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém e Vila Caiçara, em Praia Grande, são atendidas pela Elektro e receberam o reajuste.

Mais alto

O reajuste da Elektro foi o mais alto autorizado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) neste ano. Os consumidores residenciais e de pequenos estabelecimentos (baixa tensão) tiveram aumento de 35,97% nas contas de luz, enquanto para indústrias e estabelecimentos de grande porte (alta tensão) ele ficou em 40,7%, numa média de 37,78%.  

Concessionária afirma que reajuste tarifário “se operou conforme a legislação e os regulamentos aplicáveis, mediante edição de resolução da Aneel”.

segunda-feira, 27 de outubro de 2014

Casal de médicos é detido após agredir PM e ofender vizinhos durante churrasco




Dois médicos foram detidos, na madrugada desta segunda-feira (27), após agredirem fisicamente um policial militar e xingarem moradores de um condomínio. Os médicos foram ouvidos e liberados, mas terão que responder, segundo a polícia, por seis crimes diferentes.

De acordo com testemunhas, o casal estava fazendo um churrasco com a família em uma área de convivência de um prédio, localizado no Jardim Tejereba, na noite deste domingo (26). Vizinhos e moradores do condomínio pediram silêncio a eles, já que todos estariam gritando e falando muito alto. “Eles pediram para terminar com o churrasco e obedecer à ordem de silêncio. A médica não gostou da reclamação dos vizinhos. O pessoal foi falar com eles e os dois ficaram debochando”, conta um morador, que prefere não ser identificado.
O problema persistiu e os moradores resolveram chamar a Polícia Militar. “Eles estavam muito embriagados. Os médicos começaram a xingar e o policial deu a ordem de prisão por desacato. Um rapaz da família da médica agrediu um morador e a médica agrediu o policial quando ele deu a ordem de prisão”, diz o morador. O PM ficou com as marcas de arranhões espalhadas pelo corpo.

Além disso, testemunhas contam que a médica xingou os funcionários do prédio. “Ela ofendeu uma moradora. Chamou ela de preta, os funcionários de favelados, pobres e disse que seriam mandados embora”, relata.

O casal foi levado para a Delegacia Sede de Guarujá. O delegado ouviu os dois médicos e eles foram liberados durante a manhã. De acordo com a Polícia Civil, eles responderão aos crimes de injúria racial, resistência, desacato, lesão corporal, ameaça e perturbação de sossego. ( Foto:G1)

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

Bandidos explodem caixa eletrônico na Astúrias




Pelo menos sete homens armados explodiram um caixa eletrônico do Bradesco durante a madrugada desta quarta-feira (22) na Avenida Marechal Deodoro de Fonseca, na praia das Astúrias.

Por volta das 3h50, a forte explosão foi ouvida pelos moradores do local. A polícia foi chamada e relata que todos os suspeitos fugiram antes da captura.  

A Polícia Militar investiga o caso e informa que ainda não é possível averiguar se os bandidos realmente conseguiram levar o dinheiro. (Foto: Rogério Soares/A Tribuna)





segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Incêndio destrói armazém da Cargill durante a madrugada


Um incêndio de grandes proporções atingiu um armazém de açúcar em Guarujá na manhã desta segunda-feira (20). Segundo informações do Corpo de Bombeiros, por volta das 7h15 ainda não existia registro de feridos. Vários trabalhadores foram impedidos de entrar em terminais vizinhos.

O incêndio começou por volta das 5h e atingiu um armazém Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG), da Cargill. Os ventos durante a madrugada ajudaram a espalhar as chamas. Ainda não há informações sobre as causas do incêndio. Segundo a internauta Andresa de Souza, o fogo começou em um terminal de grãos. "Estava ventando no momento do incêndio e era possível sentir o cheiro de açúcar queimado", relata.

De acordo com Cargill, o incêndio atingiu um dos armazéns do Terminal Exportador de Açúcar do Guarujá (TEAG). Não houve feridos. Os bombeiros já controlaram o fogo, que não atingiu o segundo armazém. A causa do incêndio está sendo apurada, bem como a quantidade de açúcar atingida. O TEAG conta com seguro para as edificações, equipamentos e estoque. (Foto: Rodrigo Isma)

terça-feira, 14 de outubro de 2014

Marginais levam mais de R$ 300 mil de agência bancária


A agência da Caixa Econômica Federal, que fica na Avenida Adhemar de Barros, no bairro Helena Maria, foi assaltada por volta das 20h50 da última segunda-feira (13). Os criminosos conseguiram fugir com R$ 333 mil de um caixa expresso que fica dentro da unidade.

Segundo o vigilante que trabalhava na agência no momento da ação, um homem vestido de terno se aproximou da porta giratória e conseguiu rendê-lo. Outro rapaz que vestia uma camiseta polo vermelha, boné e tinha tatuagens no corpo também se aproximou. Ambos portavam armas e conseguiram render outros dois funcionários que faziam o trabalho interno no banco.


Após amarrarem o vigia e um dos bancários, os homens levaram outro funcionário até o caixa expresso da agência para a retirada do dinheiro. Na fuga, a polícia suspeita que outros cinco homens aguardavam a dupla do lado de fora do banco em dois carros. A Polícia Federal, responsável pelo caso, já pediu as imagens de monitoramento interno da agência e também das redondezas da avenida para investigar o roubo. (G1)

Carro de turistas é atingido por tiros no Túnel da Vila Zilda


Um carro que levava uma criança de três anos foi alvejado após sair do Túnel da Vila Zilda no último domingo (12). Uma família de turistas voltava para a capital paulista em dois automóveis quando um grupo de pelo menos sete homens encapuzados abordou um terceiro veículo e atirou contra os outros dois, tentando pará-los.

De acordo com o empresário Sidney Bailer, a família dele passava o fim de semana na Praia da Enseada quando decidiu retornar para São Paulo. "Entramos no túnel e quando já estávamos do outro lado um grupo de homens, todos encapuzados e armados, saltou do barranco e parou um carro logo à frente do nosso", diz.

Ao notar a ação dos criminosos, o empresário acelerou o carro e entrou na contramão. O cunhado dele, que conduzia outro automóvel logo atrás, percebeu a ação e também acelerou, entrando na via oposta. "Quando os encapuzados notaram que aceleramos, eles atiraram contra o carro do meu cunhado. Uma bala passou no meio do veículo, entre os bancos, e estilhaçou os vidros antes de se alojar", lembra.

Sidney afirma que o projétil passou a centímetros de sua sobrinha, de três anos, que estava sentada em uma cadeirinha dentro do veículo. "Tem coisa que é Deus. Minha família está toda muito abalada, minha irmã está muito assustada. Depois de um determinado trecho, ainda em Guarujá, nós paramos o carro para reportar o fato à polícia. O casal que estava no carro da frente, parado pelo grupo, apareceu e disse que os criminosos haviam levado tudo", conclui.

O empresário registrou um Boletim de Ocorrência em São Paulo e irá levar o projétil que ficou no carro para abrir um inquérito sobre o caso.


segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Mais 20 ônibus começam a circular com ar-condicionado em Santos



Mais 20 ônibus equipados com ar-condicionado passam a rodar em Santos a partir desta terça-feira (14). Eles se juntarão aos 30 que já circulam com o equipamento e a previsão é que até o final do ano, outros 100 veículos ganhem refrigeração.

O anúncio foi feito pelo prefeito de Santos, Paulo Alexandre Barbosa, explicando que o ar refrigerado será implantado nas linhas 4, 7, 10, 17, 19, 23, 25, 30, 52, 77 e 100. “Estamos estudando para que 100% da frota tenha ar-condicionado, a exemplo do wi-fi, que já está disponível em todos o transporte público de nosso Município”.

Com a aquisição dos novos exemplares, o transporte coletivo municipal passará a contar com 50 veículos climatizados, ou seja, 17,5% da frota operacional.

Em maio do ano passado, a Prefeitura inovou com a disponibilização de 30 veículos com ar e wi-fi, que entraram em operação nas linhas 152, 154, 155 e 156. Em julho deste ano, 100% da frota passou a operar com internet grátis.

Reprovação de Antonieta chega aos 77,8%

A prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) foi a que teve o pior desempenho nas pesquisas realizadas pelo Instituto de Pesquisas de A Tribuna, IPAT, em cinco cidades da região: 77,8% de reprovação, 18,7%  de aprovação e 3,5% de entrevistados não souberam responder. O quadro negativo se confirma na avaliação do seu governo, com 37,4% das pessoas achando sua administração péssima, 13,5%, ruim e 35,9%, regular.

O levantamento foi realizado no dia 26 de setembro e foram ouvidas 600 pessoas na sede e no distrito. Em Guarujá a avaliação negativa chega a 78,3% e em Vicente de Carvalho a 77,1%. Confira no quadro a avaliação dos serviços: