terça-feira, 29 de julho de 2014

Justiça determina fim da greve e retorno imediato de professores às salas de aula



Os professores da rede municipal terão que retornar imediatamente às salas de aula. A determinação é do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, que concedeu liminar favorável à Prefeitura, determinando a suspensão da greve que completou 12 nesta terça-feira.

A decisão estabelece ainda multa diária no valor de R$ 100 mil ao Sindicato dos Professores de Escolas Públicas do Município (Siproem), em caso de descumprimento.

Na decisão, o desembargador do TJ, Antônio Carlos Malheiros, entendeu que “uma vez que a essencialidade do serviço é indiscutível, a medida busca reconhecer a ilegalidade do movimento paredista diante da abusividade e ilegalidade dos motivos”.

Assembleia

No início da tarde desta terça-feira, os professores da rede pública decidiram, em assembleia, manter a greve iniciada no último dia 18. O retorno às salas de aula voltou a ser discutido porque a Prefeitura havia informado, na segunda-feira, que só retomaria as negociações sobre o reajuste salarial da categoria caso a paralisação fosse encerrada.

A proposta foi apresentada durante reunião com a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB), secretários e representantes da categoria e dos servidores públicos no Paço Municipal.  

Apesar de a Administração Municipal não oferecer um repasse aos trabalhadores superior a 0,5%, sugeriu a criação de uma comissão para estudar uma nova reivindicação salarial e, com isso, começar uma nova negociação.   


A mesma proposta será avaliada pelos trabalhadores representados pelo Sindicato dos Servidores Públicos (Sindserv), em assembleia, na próxima sexta-feira.  

Em nota, a Prefeitura de Guarujá informou que mantém o que foi acordado na reunião de segunda-feira e realizará nesta quarta-feira uma reunião com o Siproem e Sindserv para formar uma comissão que tratará da proposta de reajuste salarial que beneficie todo o funcionalismo municipal.
 
A Administração Municipal informa ainda que retoma o diálogo para chegar a uma proposta que seja boa para todos os servidores. O objetivo, segundo a Prefeitura, é avançar atendendo e contemplando os anseios de todas as categorias.

  

sábado, 26 de julho de 2014

Greve dos professores completa uma semana

sábado, 19 de julho de 2014

Prefeitura propõe abono a professores, mas greve é mantida


A Prefeitura de Guarujá apresentou uma nova oferta aos professores da rede pública de ensino. Além de manter o reajuste de 0,5% para aos docentes de Educação Básica I; de 1% aos de Educação Básica II e de 2,5% ao de Educação Básica III, a proposta prevê um abono salarial de R$ 200, na folha de julho, extensivo até junho de 2015.

A matéria, já encaminhada à Câmara da Cidade, será votada no decorrer da semana, em sessão extraordinária – ainda sem data marcada. A nova oferta foi fechada na tarde desta sexta-feira, em reunião no Paço Municipal, que contou com a presença da prefeita Maria Antonieta (PMDB), vereadores e representantes do Sindicato dos Professores em Escolas Públicas (Siproem) e Sindicato dos Servidores de Guarujá (Sindserv).

“Apesar de não considerar o abono uma grande vitória, tenho de reconhecer que é um avanço, pois atenua um pouco a corrosão dos salários pela alta inflacionária”, diz a presidente do Sindserv, Márcia Rute Daniel Augusto.

A sindicalista entende que, na campanha salarial de 2015, com data-base em abril, o funcionalismo poderá lutar pela incorporação do abono aos salários, além da reposição da inflação.

Márcia destaca ainda, que o abono não compromete a correção das grades salariais definida pela prefeitura, aprovada em assembleia dos servidores e que consta no projeto de lei já enviado à Câmara para votação.

Na presença dos secretários municipais de administração e finanças, do presidente da Câmara, Marcelo Squassoni (PRB) e dos sindicalistas, a prefeita exaltou o respeito entre as partes na negociação. “Preponderou o diálogo e o bom senso entre a prefeitura, o legislativo e os sindicatos”, disse.

Greve e protesto

Mesmo com a  proposta da Prefeitura os professores representados pelo Siproem entraram em greve e se manifestaram, por volta das 15 horas, em frente ao Paço Municipal.

Segundo o advogado do sindicato, Rogério Mehanna, o protesto só foi mantido e a greve não foi suspensa, porque não houve tempo hábil para avisar aos professores sobre a nova oferta.
A categoria vai votar a nova proposta em assembleia na segunda-feira, pela manhã. O horário e local ainda não foram definidos. 
 



sexta-feira, 18 de julho de 2014

IML de Guarujá é o único em condições de atender 11 cidades da região


Com a interdição parcial do Instituto Médico Legal (IML) de Santos, a unidade instalada na Vila Zilda, em Guarujá, é a única em condições de atender às 11 cidades que dependem exclusivamente do serviço: Pedro de Toledo, Itariri, Peruíbe, Mongaguá, Itanhaém, Praia Grande, São Vicente, Cubatão, Santos, Guarujá e Bertioga.

Isso porque o Núcleo de Perícias Santos, composto pela sala de necropsia e exames de corpo de delito e ginecológico, possui condições insatisfatórias de funcionamento, conforme relatório da Vigilância Sanitária do Município.


A interdição do prédio, localizado no Saboó, ocorreu por volta das 13 horas da última quinta-feira. A medida impede o recebimento de novos cadáveres e a realização de corpo de delito e exames ginecológicos em caso de estupro. Por isso, desde a tarde de ontem, os atendimentos do Município já foram encaminhados ao Guarujá.

Nesta sexta-feira, quem precisou utilizar algum serviço, encontrou apenas a parte administrativa funcionando, com a emissão de laudos já prontos e informações. Ano passado, por determinação do Ministério Público, o IML de Praia Grande também foi interditado e continua sem prestar serviços à população.

Em Guarujá, o movimento nesta manhã estava calmo e o único corpo tinha vindo de Bertioga. Legistas de Santos também estavam na unidade. Eles tinham realizado dois exames de corpo de delito que eram do Município. Ainda assim, a apreensão dos funcionários era visível. O medo é de que aconteça com o IML de Santos o mesmo que ocorreu em Praia Grande. "Tomara que não demore para reabrir, porque aqui as condições são boas. Com dois IMLs fechados, a situação é preocupante", disse um funcionário de Guarujá.

Na quinta-feira, após a interdição do IML de Santos, a Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo foi procurada e informou que a reforma na unidade de Santos tem início na próxima segunda-feira. A previsão é que os atendimentos da unidade ocorram em um espaço provisório neste período. (A Tribuna On-line/foto: Nirley Sena)

quarta-feira, 16 de julho de 2014

Licitação do túnel Guarujá-Santos é cancelada



Em publicação no Diário Oficial do Estado de São Paulo desta quarta (16), a DERSA anunciou o cancelamento do processo licitatório para a contratação de obras do túnel submerso Santos-Guarujá. A decisão aconteceu por conta da discordância por parte de um dos bancos financiadores do projeto.

Trata-se do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), que vetou um dos pontos do contrato, este que prevê a contratação de duas empresas brasileiras para a construção do túnel. Como a tecnologia necessária para o submerso não é desenvolvida por nenhuma empreiteira nacional, a diretoria da DERSA junto com a BID se reuniram na última segunda (14) e decidiram revogar o processo.

A assessoria de comunicação informa que novo edital deverá ser lançado até a próxima semana. As licitantes interessadas, por sua vez, terão um prazo de cinco dias para apresentar recursos administrativos, caso queiram.

Confira a nota oficial da DERSA sobre o caso:

A DERSA – Desenvolvimento Rodoviário S/A informa que revogou nesta quarta-feira, 16/7, a Licitação Pública Internacional LPI 001/2013 – CI para as obras de implantação do SUBMERSO, a qual foi publicada em dezembro de 2013, após receber a “não objeção” do Banco Interamericano de Desenvolvimento – BID.
Essa decisão foi tomada após a empresa ser comunicada que o Comitê de Operações do BID não aprovou a cláusula de formação de consórcios, que previa a transferência de tecnologia por meio da exigência de participação de duas empresas brasileiras, com pelo menos 20% do capital cada uma.

Diante da nova posição do Banco, o Governo de São Paulo optou por trocar o agente financiador da operação pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social – BNDES. Em função disso, um novo procedimento licitatório será iniciado até a próxima semana, seguindo os parâmetros da lei de licitações – Lei nº 8.666/1993. (Com informações do BoqNews)

terça-feira, 15 de julho de 2014

Professores reivindicam reajuste e fazem protesto em frente a Unaerp


Sem chegar a um acordo salarial com a Prefeitura, os professores municipais de Guarujá realizam  uma manifestação contra a proposta de reajuste de 0,5%. O ato ocorre em frente à Universidade de Ribeirão Preto (Unaerp) – onde acontece a abertura do Simpósio Municipal de Educação.

A categoria vai realizar uma assembleia nesta manhã  para discutir as próximas ações dos trabalhadores, entre elas a possibilidade de deflagrar greve.

Elesreivindicam 8% de reajuste nos salários, sendo 6% de reposição da inflação – baseada no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) – e 2% de ganho real.

A proposta apresentada pela Prefeitura aos profissionais foi de 0,5% para os professores de Educação Básica I; 1,0% ao de Educação Básica II e 2,5% ao de Educação Básica III.



Impasse desde fevereiro

Desde fevereiro, a Prefeitura de Guarujá que acabar com as distorções salariais que ocorrem na Administração. Segundo o Executivo, a negociação do reajuste salarial 2014/2015 dos servidores públicos com os sindicatos da categoria ão está  concluída.

A proposta de reajuste escalonado foi rejeitada na assembleia do  Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, realizada em maio na Sociedade de Amigos do Itapema (Socia), em Vicente de Carvalho.

De acordo com a  Secretaria de Administração, a   proposta representa os estudos efetuados desde o último ano e está dentro de uma política de correção salarial, necessária
para corrigir as distorções existentes entre os diferentes cargos da Prefeitura.

A intenção é que haja um equilíbrio entre os cargos, levando em conta qualificações e o nível de escolaridade. Dentro da proposta, os diversos cargos receberam aumentos que
variam de 0,5% a 46%. “É importante ressaltar que a proposta da Prefeitura Municipal de  Guarujá não é de 0,5%, mas corrigir uma distorção salarial que dura quase 20 anos”, informa o Executivo.

sábado, 5 de julho de 2014

Neymar chega ao Guarujá para ficar com a família e é recepcionado por fãs


Fora da Copa do Mundo após sofrer uma grave lesão na coluna, Neymar chegou ao Guarujá, na tarde deste sábado, para poder se recuperar fisicamente e, principalmente, emocionalmente, na casa da família localizada em um condomínio de luxo na Praia de Pernambuco.


O craque da seleção brasileira saiu de helicóptero de Teresópolis no início da tarde. Todo o processo de recuperação do jogador deverá ser acompanhado de perto pelo pai, Neymar, pela mãe, Nadine, e pelos amigos que costumam lotar a casa dele no condomínio quando ele passa férias no Guarujá.

Antes da chegada de Neymar, centenas de fãs já se aglomeravam na porta da casa do jogador para transmitir mensagens positivas. Parte da rua precisou ser bloqueada e alguns seguranças pediram que os fãs evitassem o local. Mesmo assim, quando Neymar chegou, os torcedores tentaram se aproximar, mas se contentaram em receber apenas alguns acenos do craque. Pouco antes de chegar ao Guarujá, Neymar falou sobre a lesão que o tirou da Copa do Mundo e deixou mensagem aos colegas e torcedores:



“Rapaziada brasileira, jogadores, comissão técnica, torcedores. Momento difícil, que faltam palavras para dizer o que está passando na minha cabeça e no meu coração. Só quero dizer que vou voltar o mais rápido possível. Quando menos esperarem. Queria agradecer todo apoio, todo carinho que tiveram por mim, pelas mensagens. Queria dizer que o meu sonho não acabou. Foi interrompido por uma jogada, mas ele continua. Tenho certeza que os meus companheiros vão fazer de tudo para que eu possa realizar o meu sonho, que é ser campeão. Meu sonho também era jogar uma final de Copa do Mundo. Mas desta vez não vai dar. Tenho certeza que ele vão vencer essa e vão ser campeões. E eu vou ser junto, vou estar com eles. E nós brasileiros vamos estar comemorando tudo isso.” (Foto: Bruno Giufrida)

quarta-feira, 2 de julho de 2014

Travessia Guarujá Santos está mais cara para veículos e pedestres a partir de hoje


Desde a zero hora desta quarta-feira (2), o custo de balsas, barcas, azulzinhas e catraias que fazem a travessia entre Santos e Guarujá está entre 6,5% a 8,6% mais caro.

Com isso, o valor da travessia de veículos entre Santos e Guarujá, por exemplo, passará dos atuais R$ 9,10 para R$ 9,70. Para pedestres que fazem a mesma travessia, partindo do Ferry Boat, a passagem custará R$ 2,50 (bidirecional). Já partindo de Vicente de Carvalho, R$ 1,25 (unidirecional).


Pela nova tabela, o maior valor permanece o da travessia de veículos entre São Sebastião e Ilhabela, que passa a ser de R$ 15,00 nos dias úteis e de R$ 22,50 aos sábados, domingos e feriados. As bicicletas continuam com isenção nas travessias.